BB convoca funcionários em home office para retornar ao trabalho. Reunião hoje vai debater o assunto com o banco.

Para surpresa de milhares de funcionários do Banco do Brasil, o banco emitiu ontem (21/07) um comunicado com orientações aos gestores, tratando de medidas a serem adotadas diante da pandemia da Covid-19. No documento, o banco informa que a partir do dia 27/07/2020 os funcionários que se autodeclararam coabitar com pessoas pertencentes ao grupo de risco, serão enquadradas nas formas de trabalho disponíveis da mesma maneira que os funcionários que não pertencem ao grupo de risco.

O comunicado não é claro e deu margem à várias interpretações, pois alguns gestores imediatamente contataram os funcionários que estavam em home office e os convocaram para retornar ao trabalho presencial já na próxima segunda-feira.

Como existe uma mesa de negociação permanente com os bancos em virtude da pandemia, o banco deveria pelo menos ter comunicado as entidades sindicais da medida e abrir uma discussão sobre o assunto antes de implementá-la.

A atitude do Banco do Brasil irá expor funcionários e seus familiares a riscos desnecessários de contaminação pela Covid-19.

O comunicado do banco também levou os funcionários a interpretarem que o Acordo Coletivo assinado com os sindicatos permitiu essa convocação de retorno ao trabalho. Na verdade, a Portaria nº 20 do governo federal é que abriu esta brecha.

A reunião acontecerá  na tarde desta quarta-feira, às 14h30, através de videoconferência.