Primeira negociação com o Banco do Brasil tratou do home office

Foi realizada nesta quarta-feira (05/08) a primeira negociação da Campanha Salarial 2020 entre a CONTEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito) o Banco do Brasil. A reunião aconteceu por videoconferência e contou com a participação do diretor do sindicato Rogério Marques.

A pauta da reunião de hoje foi o home office, nova modalidade de trabalho de milhares de bancários de todo o país em virtude da pandemia da Covid-19. Diante desta nova realidade para a categoria e também porque vários bancos já emitiram sinais de que o home office será mantido mesmo após a pandemia, a CONTEC viu a necessidade de se incluir uma cláusula no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para tratar do tema.

Adotando a mesma postura da FENABAN na reunião de ontem (04), o Banco do Brasil informou que não debaterá o assunto neste momento, pois na próxima semana os bancos se reunirão para discutir internamente a questão e somente após este encontro é que o BB voltará a tratar do home office.

Os dirigentes sindicais da CONTEC, após ouvirem suas bases, argumentaram que as condições de trabalho em casa não são consideradas ideais, pois falta mobiliário e equipamentos adequados para a execução dos serviços de maneira satisfatória, além também da falta de convívio com os demais colegas. Há relatos também de extrapolação da jornada de trabalho.

Diante da exposição desses problemas, a CONTEC reivindica que o BB arque com os custos da implementação do trabalho remoto como internet, energia elétrica, água e demais equipamentos necessários, além da manutenção de todos os direitos e benefícios, como se na agência estivesse trabalhando. A CONTEC entende também como salutar que haja um revezamento entre o trabalho na agência e em casa durante a semana, objetivando o contato do funcionário com os demais colegas que estão trabalhando presencialmente.

O Banco do Brasil reconhece que as condições de trabalho do home office podem melhorar bastante, porém argumentou que esta modalidade de trabalho foi implementada às pressas em virtude da pandemia, cujo principal objetivo foi preservar a saúde dos funcionários. O BB disse ainda que o trabalho em home office, após a pandemia, será completamente diferente do modelo atual, ao qual o mundo corporativo como um todo teve que implementar de maneira acelerada e sem o devido planejamento devido à Covid-19. Este assunto voltará ao debate nos próximos encontros.

A próxima reunião com o Banco do Brasil acontecerá na sexta-feira (07/08).