Após atingir a inflação, queremos aumento real no VA e VR

Em São Paulo, a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação- CEBNN/CONTEC e representantes da FENABAN, se reuniram nesta terça-feira (23), para debater a pauta de reivindicações. O presidente do sindicato Edson Santos, acompanhado dos diretores Rogério Marques e Nilson Santos, participou da negociação com os banqueiros.

 

Mais uma vez a FENABAN indicou um reajuste ínfimo para os auxílios alimentação e refeição, inicialmente em 90% da inflação, o que representaria 7,99% de mudança, considerando o IPCA em 8,88%. A proposta foi prontamente negada pela Comissão CONTEC.

 

Esta proposta fica ainda mais absurda, quando comparamos o índice apresentado à inflação dos alimentos, que já passa dos 16%. Isso significa, apenas 48% de reajuste.

 

Após muito debate e pausas para analisar a situação, a Fena ban apresentou outra proposta para os vales. Desta vez, com reajuste de 100% da inflação, utilizando o índice de 8,88%. Novamente rejeitada pela CONTEC. Estamos empenhados em atingir o ganho real.

 

Quanto à saúde dos trabalhadores, a representante patronal propôs a construção de um grupo de estudo e futuramente de trabalho, em conjunto com o Governo. Assim, o foco seria nas doenças ocupacionais.

 

Sobre as metas abusivas dos bancos que geram inúmeros casos de afastamento por questões psicológicas, a Fena an se comprometeu a pautar este tema em reuniões com a Comissão de Organização dos Empregados de cada Banco, a partir de 31/01/2023.

 

Outro ponto muito importante levado para a reunião, diz respeito ao assédio aexual. A Fenaban entregou à CEBNN/CONTEC uma proposta de incluir canais de denúncias e acompanhar as ações tomadas em relação às vítimas.
Entregou também, outra proposta sobre o teletrabalho. As propostas feitas pela Fenaban, serão analisadas pelo departamento jurídico da CONTEC e devem ser debatidas novamente.

 

Ao final da reunião ficou acordado entre as partes que nesta quarta-feira (24), às 13 horas, será tratado a PLR. Os auxílios voltarão ao debate junto com as cláusulas econômicas, para que seja traçada uma proposta global destes pontos.

 

Com informações da CONTEC