Após muita insistência da CONTEC, BB recua e os três ciclos de avaliação serão mantidos
Nesta quarta-feira (31), após o fim das negociações com a Fenaban, a CONTEC reuniu-se com o BB para debater as cláusulas que ainda estavam pendentes de reuniões anteriores.
O Banco do Brasil já havia sinalizado que pretendia alterar a redação de diversas cláusulas que constavam no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2020-2022, mas após vários dias de reuniões, debates e ponderações da CONTEC, as cláusulas abaixo serão renovadas sem alterações:
– VANTAGEM DE FÉRIAS E DE LICENÇA-PRÊMIO EM FACE DE EXERCÍCIO DE FUNÇÃO DE CONFIANÇA, DE FUNÇÃO GRATIFICADA, DE COMISSÃO EM EXTINÇÃO OU ATIVIDADE DE CAIXA EXECUTIVO;
– DISPENSA DE FUNÇÃO OU DE COMISSÃO EM EXTINÇÃO DECORRENTE DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO FUNCIONAL – GDP. Durante toda a campanha salarial o banco mostrou-se irredutível sobre este tema e continuou firme no propósito de retirar os três ciclos, o que seria um grande retrocesso. O desempenho abaixo do esperado num semestre pode ser gerado por uma série de fatores externos e alheios à vontade do funcionário e a manutenção da cláusula garante ao trabalhador a recuperação de seus resultados nos semestres seguintes.
– PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS;
– VALE-TRANSPORTE
Sobre as horas negativas geradas em virtude da pandemia da Covid-19, o BB irá prorrogar o prazo para compensação e vai analisar a possibilidade de compensação com abonos e folgas, desde que haja interesse do funcionário.
A cláusula que trata da complementação do auxílio-doença previdenciário e acidentário será alterada, mesmo com a CONTEC registrando ser contrária à mudança. Será retirada a limitação do prazo de 18 meses para que o funcionário seja contatado pela área médica do banco, não sendo permitida a intervenção de administradores e superiores hierárquicos não ligados à medicina da empresa.
O BB seguirá a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da Fenaban na questão do horário de repouso em atividades repetitivas, sendo excluído do descanso de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhado o atendente expresso das salas de autoatendimento.
O reajuste do salário e das demais verbas será o mesmo que foi negociado na mesa única da Fenaban.
Com informações da CONTEC