Pandemia: Hoje teve reunião com o Santander

Em reunião entre o movimento sindical e o Santander na data de hoje, foram debatidas diversas questões relacionadas à pandemia da Covid-19. A reunião foi realizada através de videoconferência.

O banco informou que irá discutir de maneira aprofundada a implementação de um banco de horas negativo para os funcionários que estão afastados. Este assunto voltará a ser discutido com o banco na sexta-feira (24/07).

Após o movimento sindical informar que funcionários estão denunciando que o banco está propondo a assinatura de um acordo individual para poderem permanecer em home office, o Santander afirmou que, na verdade, o banco está apenas consultando funcionários de algumas áreas a respeito do assunto. Porém, o banco demonstrou que tem interesse em levar esta discussão para a mesa de negociação da Fenaban, elencando inclusive algumas premissas como jornada alternada entre casa e agência, mas sem retirada de direitos e redução de salário.

O Santander informou os dirigentes sindicais que promoveu alterações no protocolo relacionado aos testes da Covid-19. Agora, quando o funcionário apresentar sintomas da doença, será autorizado a realizar um teste de farmácia e não mais se consultar pela telemedicina. O movimento sindical alertou que estes testes são pouco eficazes e muitas vezes apresentam resultados que podem levar a um diagnóstico errado a respeito do real estado de saúde da pessoa.

Ainda sobre este tema, o banco informou que na reunião do dia 24 irá apresentar detalhes de um projeto piloto implementado em seis estados, baseado na densidade populacional e total de casos registrados nesses locais.

Os representantes dos funcionários cobraram do banco que apresente na próxima reunião detalhes da campanha “Rumo a Mais um Milhão de Clientes”. A preocupação é que com esta campanha, os funcionários tenham que ir à rua para fazer negócios, justamente num momento em que os casos de contaminação estão crescendo bastante, principalmente nas cidades do interior.